A SUPERLOTAÇÃO DAS CADEIAS EM SOFALA É AGRAVADA PELA FALTA DE NOVOS ESTABELECIMENTOS PENITENCIÁRIOS


 Redação Pax Notícias Beira

Celebra-se hoje o 47º aniversário do serviço nacional penitenciário, numa altura em que a maior parte das cadeias no país encontram-se superlotadas, o que coloca em causa a prestação de serviços pelos agentes penitenciários, com vista ao alcance dos seus objetivos com destaque para condições de reinserção social do condenado e o respeito pelos direitos humanos aos reclusos.

Sobre o assunto, a diretora do Estabelecimento penitenciário provincial, Jacinta Ntambalica, explicou que a superlotação está relacionada com a não construção de novos estabelecimentos penitenciários, visto que a população prisional cresceu exponencialmente e que em alguns distritos não possuem estabelecimentos penitenciários.

 Com vista a minimizar esta situação, estão obras de construção do estabelecimento penitenciário de Nhamatanda e outras acções para ampliação e construção de mais estabelecimentos penitenciários.

Jacinta Ntambalica, falava na manhã desta terça-feira, 26 de Julho, durante a cerimonia de saudação ao governador de Sofala, Lourenço Bulha, por ocasião do dia Nacional do SERNAP. Na ocasião, Bulha, enalteceu o serviço prestado pelos guardas penitenciários e encorajou o sector a dar acompanhamento do recluso após a soltura

O quadragésimo sétimo aniversário do serviço nacional penitenciário, celebra-se sob o lema “SERNAP pela proteção da sociedade e humanização do sistema penitenciário”.  

Enviar um comentário

0 Comentários