MAIS DE 40 CONTENTORES DE MADEIRA EM TORO APREENDIDOS PELA AQUA NO DISTRITO DE DONDO EM SOFALA


Pax notícias, Beira-Moçambique

Este é o resultado das ações levadas a cabo pela Agência nacional para o controlo da qualidade ambiental, no período de janeiro a dezembro de 2022 na província de Sofala, onde foram feitas mais de 600 ações de fiscalização, tendo resultado em 179 avisos de multas, em consequência de varias irregularidades.

Ainda neste processo de fiscalização, a AQUA em Sofala, flagrou um operador madeireiro no estaleiro da empresa H&J, no distrito de Dondo, que se preparava para exportar cerca de 45 contentores contendo madeira em toro, madeira esta proveniente das províncias de Manica e Zambézia, sem a presença das autoridades competentes, o que poderia causar um prejuízo de cerca de 4 milhões de meticais, segundo partilhou Morgado Mussengue, delegado da agência nacional para o controlo da qualidade ambiental em Sofala.

Devido a esta irregularidade, ao referido operador, foi aplicado uma multa correspondente a 10 milhões de meticais, e neste momento decorre um processo criminal ao nível da procuradoria.

Ao nível da província de Sofala, tem sido recorrente a ocorrência de varias infrações ligadas a área florestal, com destaque para o transito de produtos florestais sem guia, a exploração de madeira em locais não autorizado, incluindo a contradição de dados relacionados com a quantidade de produtos indicados na guia e a que realmente transporta.

O Delegado da AQUA em Sofala, Morgado Mussengue, falava na manhã desta quinta-feira, durante a apresentação do balanço das atividades desenvolvidas pelo sector, durante o ano em curso.   

 

Enviar um comentário

0 Comentários