MORREU ELISABETH II, A RAINHA DO REINO UNIDO AOS 96 ANOS

Pax Notícias com a Euronews e Vatican news 

O Palácio de Buckingham citado pelo site de noticias Euronews, confirmou ao início desta noite a morte da Rainha Elisabeth II, do Reino Unido. Ao meio dia, a mesma fonte havia dado conta da preocupação dos médicos com a saúde da monarca e revelou que a soberana estava sob observação médica.

O comunicado da morte surge um dia depois de a monarca de 96 anos ter cancelado uma reunião com o Conselho Privado britânico, um grupo formal de consultores políticos da coroa britânica.

Segundo escrevem várias fontes, com a morte de Isabel II, a coroa passou de pronto para o filho mais velho, o primeiro na linha de sucessão desde há 70 anos. O herdeiro passa agora a ser denominado Rei Carlos III do Reino Unido e a cerimónia de coroação deverá acontecer esta sexta-feira, em Londres.

Após as notícias da deterioração da saúde da Rainha, os quatro filhos de Isabel II viajaram de para o Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a monarca passou o verão e permanecia com ordens para descansar, mas onde recebeu há apenas dois dias a nova líder do Partido Conservador, Liz Truss, a quem pediu para formar governo.

Truss, aliás, manifestou-se logo preocupada com de Isabel II após o comunicado a dar conta da deterioração do estado de saúde da monarca. "Os meus pensamentos, e os de todas as pessoas por todo o Reino Unido, estão com Sua Majestade, a Rainha, e a sua família neste momento", escrevia a primeira-ministra.

Tal como o irmão William, o neto mais novo, da parte do príncipe Carlos, Harry, também rumou a Balmoral, mas sem a companhia da mulher, Meghan Markle.

Harry e Meghan deveriam participar num evento de caridade esta quinta-feira à noite, em Londres, mas anularam a presença e viajaram para a Escócia.

Elisabeth II é a rainha da Grã-Bretanha e de mais de uma dúzia de outros países desde 1952, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia. No início deste ano, em junho, ela celebrou seus 70 anos de reinado com quatro dias de celebrações nacionais.

Segundo escreve o Vatican News, 96 anos e 5 Papas saudados pessoalmente. A Rainha "inaugurou" a série com João XXIII. Era o ano de 1961 e a Igreja se preparava para o Concílio Vaticano II. Passaram-se 19 anos até o encontro com João Paulo II, em 1980. Os dois se encontraram novamente na Inglaterra em 1982 e novamente no Vaticano no ano 2000. Dez anos depois, Bento XVI saudou a monarca na Escócia em setembro de 2010, por ocasião da viagem apostólica ao Reino Unido. Menos de quatro anos depois, em abril de 2014 a Rainha veio ao Vaticano para uma audiência com o Papa Francisco. O último da série. Mas não só, Elizabeth encontrou também o Papa Pio XII em 1951 quando a futura Rainha era ainda Princesa de Gales.

Enviar um comentário

0 Comentários